A BOLA DA VEZ
Com a aproximação da data da realização da COPA BRASIL DE FUTEBOL DE MESA, REGRA DOS 12 TOQUES, que acontecerá em Caruaru nas dependências da AABB, a partir de hoje iremos dar notícias exclusivas a esse acontecimento. E o nosso primeiro assunto diz respeito às bolas que serão usadas nesse certame.
O futebol de mesa, futebol de botão para quem não tem muita intimidade com esse jogo, é um esporte gostoso de se praticar. Entretanto, tem umas peculiaridades, sem as quais fica difícil e até feia a sua prática.
Começamos por citar a bolinha que se usa. Ela é confeccionada com feltro, diâmetro de 10 mm havendo uma tolerância de 0,2 mm para mais ou para menos. Seu peso varia entre 0,1 a 0,2 gramas e seu uso tem que receber a homologação da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE MESA, a CBF do nosso esporte.
Pois bem, já dissemos que a prática do futmesa requer certos detalhes que parecem ínfimos, mas não são. Se a bola escolhida para uma competição, por um descuido qualquer, não estiver dentro das especificações exigidas com certeza essa competição não terá o sucesso esperado.
Conhecemos casos em que viajamos mais de três mil quilômetros para participar de um campeonato e quando chegamos lá nos deparamos com uma bolinha oval, que nos deixa nervosos e sem confiança para jogar. Evitaremos citar nomes porque a nossa intenção não é criticar e sim citar os fatos que podem ocorrer com um mero descuido de quem organiza.
Para a COPA BRASIL que sediaremos nos próximos dias 07 e 08 de abril, tivemos o cuidado de providenciar as bolas dos jogos com bastante antecedência. Fizemos o teste e achamos que acertamos na escolha. A maioria dos que vão participar dessa Copa já teve contato com essa bolinha e parece que ela foi aprovada. Pelo menos não ouvimos críticas negativas. Então, é isso aí. No nosso próximo encontro falaremos das mesas de jogo. Wait please... |