Como de costume a CBFM remete pra suas Federações o Código Disciplinar que rege a conduta dos participantes em suas competições. Esse documento deve ser lido por todos aqueles que fazem parte dos campeonatos, dos organizadores aos atletas. Ninguém poderá dizer que errou por desconhecimento das normas.
Esse documento, no seu Capítulo IV, classifica as transgressões em PEQUENAS, MÉDIAS E GRAVES, cujas penalidades vão de uma simples advertência verbal à exclusão definitiva do atleta.
Conheço muitos casos de famosos que, quando estão perdendo um jogo, começam a esbravejar, dizer palavrões e maltratar a pobre palhetinha, jogando-a no chão. Todas essas atitudes estão classificadas no CD, só não tenho conhecimento que alguém foi penalizado por assim se portar.
Já ouvi, e acho que muita gente também já ouviu a célebre frase EU JOGO BOTÃO, NÃO JOGO REGRA. Então, pra que serve o livrinho das normas que disciplinam nosso futemesa? Creio que o mais coerente é obedecer tais preceitos, independente do resultado.
É certo que ninguém gosta de perder, mas entre o gostar e o saber receber a derrota há uma enorme diferença. Devemos ser humildes nas vitórias e pacientes com as derrotas. Nada é para sempre. Perder e ganhar faz parte do jogo.
Think about!